terça-feira, 15 de junho de 2010

O poder da corrida



Já estão comprovados cientificamente todos os benefícios físicos que as corrida trazem aos seus praticantes, mas gostaria de enfatizar que não são apenas pelos benefícios físicos ou fisiológicos que alguns praticantes costumam acordar as 05:00h da manhã para sair correndo pelas ruas da cidade.

As transformações de alguns iniciam bem tímidas, começam a perceber que o seu corpo fica mais bonito, que pode comer mais no final de semana, sem se preocupar tanto com a balança. Depois de algum tempo e muitos Km a mais eles serão capazes de deixar de ir a uma festa na sexta-feira a noite só porque terão treino longo para cumprir a planilha de preparação para a Meia Maratona. E quando viajam de férias começam a sentir falta de alguma coisa, aí sai para correr e percebe que era isso que estava faltando para o seu dia estar completo.

O que leva uma pessoa que antes nunca tinha feito nem aulas de Educação Física na escola a iniciar um programa de condicionamento com corridas muitas vezes é incentivo dos amigos e os benefícios fisiológicos produzidos pela atividade, mas o que determina que ele vá continuar correndo por muitos anos e querendo cada dia mais melhorar suas marcas e alcançar objetivos maiores são as mudanças que ocorrem internamente que transformam sua rotina diária, sua alimentação, as roupas das compras, nas viagens de férias o roteiro trás uma Maratona no meio do caminho, até os grupos sociais serão modificados, ou os amigos aderem a sua nova rotina ou você encontra outros amigos com rotinas mais parecidas, e na maioria das vezes os amigos acabam aderindo ao seu grupo.

O poder da corrida esta relacionada com o bem estar físico e emocional causado pelos hormônios liberados durante e principalmente após corridas longas, esta sensação depois de sentida transforma alguns praticantes em viciados em endorfinas. Afinal, quem não gosta de fazer uma atividade física que além de trazer inúmeros benefícios físicos vai lhe deixar bem humorado e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário